A Galvão Engenharia arrematou nesta sexta-feira, 23/05, a
concessão do trecho da BR-153, entre Anápolis-GO e Aliança do Tocantins-TO. O
grupo venceu o leilão com uma proposta de preço de pedágio 45,99% menor que o
teto fixado pelo governo. Três grupos participaram da disputa realizada nesta sexta
na sede da Bovespa, em São Paulo. A Galvão Engenharia ofereceu uma proposta de
tarifa básica de R$ 0,04979, o que representou um deságio de 45,99% em relação
ao teto de R$ 9,22 para cada 100 quilômetros.
O trecho que será entregue à iniciativa privada tem 624,8
quilômetros e atravessa 23 cidades. A rota faz parte da Belém-Brasília,
principal ligação entre o Sul e Norte do país. De acordo com a Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT), a previsão é que o concessionário invista na rodovia cerca
de R$ 4,31 bilhões durante o prazo de concessão, que será de 30 anos. Estão previstas nove praças de pedágio. Pelas regras do
edital, entretanto, os pedágios só poderão ser cobrados após a concessionária
concluir pelo menos 10% das duplicações.
Além disso, a concessionária terá prazo de cinco anos para duplicar todo
o trecho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário