A NOSSA PROPOSTA NESTA AUDIÊNCIA PÚBLICA É DEBATER A
DUPLICAÇÃO DA BR-153 NO TRECHO DE ANÁPOLIS A ALIANÇA DO TOCANTINS. ENCONTRO FOI
REALIZADO NA MANHÃ DESTA SEGUNDA-FEIRA, 26/06.
A Assembleia Legislativa realizou audiência pública para
discutir a duplicação da BR-153, na manhã desta segunda-feira, 26/06, no
Auditório Costa Lima. Contou com diversas autoridades ligadas ao setor, como a
senadora Lúcia Vânia (PSB), os deputados federais Jovair Arantes (PTB) e Marcos
Abrão (PPS), e o prefeito de Porangatu, Pedro João Fernandes. Os deputados
estaduais Hélio de Sousa (PSDB) e Álvaro Guimarães (PR) também estiveram na
reunião.
Também no encontro o prefeito de Gurupi, Laurez da Rocha,
o presidente da Câmara Municipal de Porangatu, vereador Edimilson Domingos de
Andrade, representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),
Marcelo Alcides, e o superintendente regional do Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT), Flávio Murilo Gonçalves Prates de
Oliveira, além de prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil
organizada.
O deputado federal da bancada de Goiás , Jovair Arantes
(PTB), disse que a bancada de Goiás vai unir esforços para que o Governo
Federal tome providência e agilize a duplicação da rodovia. “Defendemos que o
Governo seja rápido. Há um problema seriíssimo com a empresa detentora dos
direitos da rodovia. O Ministério dos Transportes, através da ANTT, tenta dar
uma caducidade no processo, mas isso é pior, pois até abrir outro processo e
começar a colocar em prática as ações da duplicação, ainda teremos que esperar
mais de sete anos e isso é gravíssimo do ponto de vista de logística para quem
quer resolver o problema.”
Ele explicou que a rodovia é a principal artéria que liga
a região Norte com a região Sul do Brasil e ela tem causado muito mal aos
Estados de Goiás e Tocantins e às pessoas que transitam por ali. “Sem contar os
moradores das cidades nas margens da BR-153, comunidades inteiras que estão
sofrendo e perdendo seus filhos nesse caminho”, afirmou.
Presidente da Câmara Municipal de Porangatu, o vereador
Edimilson Domingos de Andrade disse que todas as cidades que têm ligação
através da BR-153 sofrem com a precariedade da rodovia. Segundo o vereador, é
necessário empenho de todas as esferas para solução do problema com a
duplicação do trecho que liga Goiás ao Tocantins. "É preciso união para
que nossa força possa ter representatividade no fomento da efetivação deste
sonho que irá trazer mais segurança para os nossos cidadãos e desenvolvimento
para os nossos municípios."
O prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB), defendeu a
rescisão de contrato com a empresa Galvão, responsável pela duplicação da
rodovia. “Sabemos dos problemas que as empreiteiras brasileiras estão passando,
mas não justifica esse contrato não ser rescindido, uma vez que a Galvão não
cumpriu com suas metas. Deve haver uma nova licitação para ver se outra empresa
nacional ou internacional tem interesse de participar desta obra, que é vital
para o crescimento da nossa economia.”
Médico, o deputado estadual da bancada de Goiás, Hélio de Sousa
(PSDB), fez uma comparação do trecho da rodovia com doenças como o câncer, a
aids, dizendo que a situação é tão desagradável quanto, pois a quantidade de
acidentes e vidas ceifadas pode ser equiparado. “É um trecho que dizima
famílias, ceifa vidas, e que por anos está em situação precária a ser
resolvida, por isso, precisamos encará-la como a realidade manda e assumir que
realmente a morte é um termo que define esta rodovia."
Já o deputado também da bancada estadual, Álvaro
Guimarães (PR), ressaltou a dificuldade
que todos aqueles que dependem da rodovia enfrentam no dia a dia, o que,
segundo ele, é ignorado pelo Poder Público responsável pelo trecho. "Não é
de hoje que vemos o sofrimento de todos que trafegam pela BR-153 e ao mesmo tempo
presenciamos o descaso do Governo Federal com essa demanda, o que está nítido
na insatisfação da população e na dificuldade com que ela enfrenta os desafios
da rodovia diariamente."
Ações
A senadora Lúcia Vânia (PSB), falou de ações que está
realizando junto ao Governo Federal. Ela explicou que foi feito um adendo para
que fosse comprovada a caducidade da empresa Galvão, para que o DNIT pudesse
entrar para fazer a recuperação imediata da rodovia, enquanto o processo de
licitação estivesse sendo feito.
Ela explicou que, em meio a esse processo, a empresa
Galvão conseguiu uma liminar que impedia o processo de caducidade, mas foi
possível derrubá-la. “Conseguimos que a desembargadora Maria da Penha
derrubasse essa liminar sob o argumento de que a rodovia estava intransitável e
que toda semana convivíamos com acidentes gravíssimos na região”, explicou.
De acordo com Lúcia Vânia, a liminar foi derrubada e na
sexta-feira, 23, a ANTT conseguiu, através do seu colegiado, declarar a
caducidade da empresa Galvão e encaminhar esse projeto para o Ministério do
Transporte para a sanção do presidente da República.
Além disso, para facilitar o processo de licitação, Lúcia
Vânia explicou que buscaram apoio no Tribunal de Contas da União (TCU) e
pediram que a ANTT pudesse aproveitar o projeto que já estava em andamento. “O
TCU concordou e agora estamos trabalhando para que o próprio projeto seja
trabalhado com algumas modificações de acordo com a medida provisória. Acredito
que na próxima semana teremos um resultado positivo em relação a BR-153.”
Para complementar a fala da senadora, o representante da
Superintendência da ANTT, Marcelo Alcides dos Santos, disse que nova licitação
para escolha de nova empresa para duplicar a BR-153 demandará tempo, mas eles
farão o possível para agilizar o processo. “A possibilidade de uma nova
licitação vai demandar análise e isso demanda tempo, porém, a intenção é
agilizar o processo.”
O deputado federal da bancada de Goiás, Marcos Abrão
(PPS), destacou que ações na Câmara Federal já têm garantido viabilidade para
que a Ferrovia Norte-Sul possa vir a ser licitada e entrar em funcionamento,
resolvendo parte dos problemas da BR. Ele informou ainda que já fez diversas
reuniões cobrando a retomada das obras e que agora o processo que trava a
continuidade do serviço, que é o contrato com a empreiteira Queiroz Galvão,
está entrando em caducidade, o que irá permitir o desentrave jurídico.
Por fim, o chefe de gabinete da Secretaria do Meio
Ambiente, Recursos Hídricos e Infraestrutura (Secima), Renê Pompeu de Pina,
representando o governador Marconi Perillo (PSDB), disse que o governador pediu
que o DNIT elencasse as principais obras no Estado que estão paralisadas e que
necessitam de verba. "O Governador está empenhado em colaborar com o DNIT
e nos informou que estará com o presidente da República, levando a ele todas as
demandas que forem apontadas", finalizou.
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