quinta-feira, 14 de março de 2013

SOCIEDADE SE MOBILIZA PARA TER CAMPUS DA UFG EM PORANGATU

Reitor da UFG se impressiona com mobilização feita por autoridades da cidade e diz que tudo depende de ação política junto ao MEC para a cidade abrigar extensão da universidade
 
Jovair, Vanuza, Eronildo Valadares, Márcio Luís, Edward Madureira e Júlio da Retífica na entrega de revista que expõe potencial da Região Norte
A possibilidade de receber a implantação de um campus da Universidade Federal Goiana (UFG) em Porangatu mobilizou e animou autoridades, lideranças e comunidade de Porangatu e região. A busca iniciada anos atrás por lideranças políticas locais com apoio de representantes de diversos seguimentos, foi intensificada pelo atual presidente da Aciap - Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu, o advogado Márcio Luís, através da produção de um vídeo-documentário, de uma revista, se reuniu com o reitor Edward Madureira Brasil promoveu mobilização nas redes sociais e mídias, carreatas entre outras iniciativas que culminaram em uma audiência pública, ocorrida na noite de quinta-feira (14), no Centro Cultural de Porangatu.
A causa uniu opositores políticos em busca de um mesmo ideal e pela primeira vez desde que foi eleito prefeito de Porangatu, Eronildo Valadares (PMDB) compôs mesa com o deputado estadual Júlio da Retífica (PSDB). Também participaram do ato os deputados federais Jovair Arantes (PTB) e Flávia Moraes (PDT), o empresário e líder político Junior da Friboi, o presidente da Amunorte - Associação dos Municípios do Norte Goiano e prefeito de Trombas, Catarino José da Silva (PT); os prefeitos Francisco Correa Sobrinho (PTB - Campinorte), Solange Bertulino (PMDB - Uruaçu), Massilon Vasconcelos (Formoso - PDT), Wellington José de Almeida (Estrela do Norte -- PMDB), vice-prefeitos, vereadores, secretários, representantes da educação, associações, entidades, instituições e comunidade da região, além do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil.
O prefeito anfitrião Eronildo Valadares agradeceu o envolvimento de todos e hipotecou o apoio que for necessário para a implantação da unidade em Porangatu e entregou um manifesto assinado por ele e vereadores para a doação de um terreno com 20 alqueires. "Estamos unidos em prol do desenvolvimento de políticas públicas para Porangatu e região", disse. Em nome dos demais prefeitos, Catarino lembrou que além da Região Norte, o Vale do Araguaia e todo Médio Norte Goiano e Sul do Tocantins serão beneficiados diretamente com a unidade, comparando a mobilização realizada naquele dia com a disputa do quadro Dança da Galera do Domingão do Faustão, quando Porangatu venceu a cidade de Santo Amaro (BA). "Devido a essa força, essa união entre Poderes, classes e comunidade, acredito que Porangatu sediará a próxima unidade da UFG", disse Catarino sob aplausos.
Representando o setor produtivo, Junior da Friboi destacou as potencialidades do Norte Goiano ressaltando a necessidade de qualificar os moradores facilitando o desenvolvimento de negócios e instalação de indústrias e empresas na região, através da valorização sócio-educativa. "Temos em Goiás sete indústrias que representam o Brasil nos grandes países do mundo e temos projeto para aumentar os negócios em Goiás. Por quatro anos morei nos Estados Unidos e tenho certeza que a base de um povo é a educação e apoio, sobretudo, no que depender de mim, vocês podem contar comigo", assegurou. Em seu discurso Junior da Friboi pediu que privilegiasse a "esquecida Região Norte", que comporta mais 150 mil pessoas, conforme apontou.

MAIS DE DEZ ANOS DE ESPERA
O deputado Júlio da Retífica salientou os esforços de lideranças locais que há mais de 10 ou 12 anos buscam implantar a unidade em Porangatu. "Esse é um sonho de todos os prefeitos da região, de todas as lideranças classistas atuais e que já passaram pelo governo para abrigar essa unidade federal de ensino. Temos conhecimento de diversas cidades que tiveram sua qualidade de vida melhorada após a chegada de uma unidade de ensino federal, como é o caso de Gurupi. Eu sei o quanto custa manter um filho longe para estudar e penso naqueles que não têm condições financeiras para isso e acabam desistindo ou optando por outro curso e isso não é bom para o profissional", observou. Júlio da Retífica interpelou a Jovair Arantes que atue junto ao Governo Federal para a liberação da unidade para Porangatu.
A deputada federal Flávia Morais incitou a importância regional que Porangatu exerce sobre os demais municípios e relevou que, mais que palavras, a atitude do prefeito, empresários, lideranças e comunidade em agir em total disposição ao ato falam mais que tudo. "Eu estou aqui pra somar pontos com vocês e me coloco à disposição como deputada federal para referendar meu apoio à instalação da UFG em Porangatu", sublinhou Flávia. Na visão do deputado federal Jovair Arantes, Porangatu é uma cidade que sempre esteve na vanguarda porque nunca se entregou ou baixou a cabeça, como naquele caso. "Quero lembrar ao reitor que ele sempre atuou de forma competente em Brasília, sempre com a bancada federal, da qual sou coordenador com muita honra. Eu o levei junto com a Flávia, os demais deputados federais e três senadores e ele sempre consegue emendas fantásticas da bancada", disse o deputado.

BANCADA NO CONGRESSO NACIONAL APÓIA PORANGATU
Entre as conquistas citadas por Jovair Arantes para a UFG, através da bancada goiana, está à construção da expansão do campus em Goiânia e em andamento a construção do maior hospital das clínicas do Brasil Central no Setor Universitário. "Com a licença da Flávia e com certeza já tendo, quero dizer ao reitor que ele contará com emendas necessárias para construir o campus de Porangatu", disse Jovair, sobre expressivos aplausos.

EDWARD MADUREIRA ADMIROU MOBILIZAÇÃO PÚBLICA
O reitor Edward Madureira disse que não tem como não se emocionar com a presença de tantas pessoas presentes ao ato (o auditório ficou lotado e na parte externa foram montados telões para que o público pudesse acompanhar a audiência). "Impossível não sentir a força e a vontade que esse evento representa. Fico feliz com o envolvimento de todos vocês, com o exemplo de cidadania, um exemplo de mobilização em prol de uma causa que realmente é suprapartidária, que é a causa da educação. Fico mais feliz ainda, em saber que a educação, é a pauta mais importante desse País em cada município que caminhamos nesses sete anos que estou frente à UFG", disse Edward. O reitor disse que aquela ação tornou a data, um dia histórico para o município.
"Além do caráter suprapartidário, outra característica é que esse evento está acima do interesse de um único município. Isso já credencia Porangatu à frente de vários outros municípios do Estado que têm o mesmo pleito e terá um peso decisivo quando o ministro Luiz Mercadante ou quando a presidente Dilma Rousseff for assinar a criação de novos campos pelo País", disse Edward, ressaltando o crescimento estrutural e pessoal da UFG com apoio do Governo Federal na gestão do ex-presidente Lula e agora com Dilma Rousseff, além da bancada federal. "Não sabemos exatamente quando virá um novo ciclo de expansão das universidades federais. Infelizmente eu não tenho essa caneta para criar esse campus aqui hoje, dependemos de um programa do Governo Federal", asseverou.

CAMINHO CERTO
Porém, Edward apontou que em 2011 aconteceu um ciclo de expansão no Brasil quando foram criados 47 novas unidades de ensino pelo País e a UFG recebeu dois campus, um em Aparecida de Goiânia e outro em Cidade Ocidental. "Porangatu está no caminho certo. Desde 2010, em virtude do entendimento que nós temos do desenvolvimento do Estado e da importância de uma educação pública superior de qualidade, em locais estratégicos do Estado a UFG já apontava a Região Norte e Nordeste de Goiás como prioritária para a criação de novo campus. Isso já está expresso em documento protocolado na MEC. Agora precisamos no momento de expansão fazer valer esse direito", afirmou Edward.

DO PRÉ-SAL PARA EDUCAÇÃO
Edward Madureira, pediu apoio aos dois deputados federais presentes ao ato (Flávia e Jovair) na aprovação para que a medida provisória que vinculam os recursos dos royalties pré-sal para a educação em 100% da sua totalidade. "Esse ato é essencial para que possamos sonhar com universidades públicas espalhadas nesse País, em regiões que necessitam", observou Edward. O professor da UFG, Albenones, que possui propriedade em Porangatu e defende a implantação de uma unidade na cidade, foi nomeado simbolicamente pelo reitor com o "embaixador da UFG em Porangatu". Edward finalizou seu discurso dizendo que é necessário colocar esse pleito nas mãos das pessoas certas e se comprometeu com os presentes em levar a demanda ao ministro Mercadante. Os cantores Junior Góis e Negra Jane se apresentaram durante o evento.


Texto: Sheilismar Ribeiro
Fotos: Evandro Santos

Veja mais fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário